fbpx

Vale a pena contratar um headhunter de T.I.?

Vale a pena contratar um headhunter? Decidir por um headhunter de T.I. é um passo fundamental para os bons resultados na sua empresa. Ter um profissional capacitado em encontrar talentos, e que, por consequência, permite facilitar processos de contratação, com preenchimento assertivo de vagas na sua empresa.

Além disso, a presença desse profissional garante que os turnovers diminuam, justamente pelo conhecimento prévio que o recrutador possui da vaga e onde encontrar bons profissionais para que seus projetos permaneçam estáveis durante todo o ano. 

Por ser da área da tecnologia da informação, um bom headhunter de TI possui uma ampla gama de conexões com desenvolvedores e pessoas atuantes da área. Essa característica é fundamental para que o profissional realize seu trabalho com agilidade e em tempo recorde.

Pensando em soluções e na importância desse tipo de profissional, nós preparamos um artigo que detalha algumas das características de um headhunter e que pode te ajudar a decidir, se vale a pena ou não, contratar um funcionário desse porte. Confira a seguir!

O que faz um headhunter?

O headhunter é um caçador de talentos. Podendo ser chamado também de recrutador, esse profissional possui características próprias, desenvolvidas ao longo de sua experiência, que permitem encontrar talentos para diversas áreas da tecnologia com agilidade, desde desenvolvedores até cargos corporativos e de gestão de negócios.

É importantíssimo que o headhunter tenha familiaridade com o universo da tecnologia, entendendo linguagens de desenvolvimento, metodologias e outras especificidades, para que passe credibilidade e segurança ao profissional que esteja sendo alvo de contratação. Além disso, esse recrutamento mais especializado garante que o índice de turnovers diminua durante a execução de seus projetos, já que o profissional indicado pelo recrutador provavelmente será um especialista no assunto. 

No dia a dia da execução dos projetos, algumas situações podem indicar que você precisa de um headhunter de TI experiente para sua empresa. Como dito anteriormente, o alto índice de turnover é uma delas. Assim, perder profissionais durante os projetos pode indicar que as contratações não foram assertivas e que o profissional não era o ideal para aquela vaga.

Além disso, cargos mais executivos e de alta gerência como presidência e diretores de tecnologia, exigem processos seletivos de contratação mais avançados, que podem ser demandados para o headhunter. Esse profissional torna o processo mais fácil e consegue resultados em um espaço menor de tempo.

Por estar frequentemente em contato com os setores da empresa, a relação com os funcionários de diferentes áreas aumenta o conhecimento do headhunter sobre quais são as principais necessidades e dificuldades da equipe. Com essas informações, a facilidade do headhunter em resolver problemas pontuais da empresa, com uma simples indicação de profissional, aumenta consideravelmente.

Por que contratar um headhunter?

Como apresentado anteriormente, fica evidente que ter um headhunter em sua equipe é importantíssimo para o crescimento do seu negócio. Nos dias atuais, encontrar profissionais extremamente capacitados e experientes para potenciais vagas pode ser uma tarefa difícil para gestores de empresa. É aí que entra o headhunter. Esse tipo de profissional é especialista em encontrar talentos que se adequam aos principais valores da sua empresa e que estão estritamente alinhados com o fit cultural da sua equipe

Essa questão do fit também é super importante para manter a boa relação no ambiente de trabalho. Desta forma, a produtividade entre os desenvolvedores aumenta, gerando melhores resultados em um menor período de tempo. Além disso, por possuir características específicas como boa comunicação, conhecimento em TI, habilidade de vendas e um bom networking, é fácil para o headhunter saber onde encontrar candidatos promissores e quais ferramentas são necessárias para contratar um profissional da área.

Em relação às vantagens de se contratar um headhunter, a principal é que sua empresa terá um funcionário capacitado em encontrar profissionais que se adequem às vagas abertas na sua equipe. Além de que, um bom headhunter possui uma rede de contatos mais abrangente, permitindo que faça uma seleção apurada dos candidatos e, assim, junto com a equipe de RH, aumentar as chances de sucesso em contratações.

Outra vantagem interessante é na questão da agilidade em encontrar bons profissionais. Ao invés de realizar apenas um processo seletivo em busca de novos funcionários, e não ter certeza se os participantes serão capacitados ao nível que deseja, é mais prático investir em um headhunter. Além disso, o recrutador tem habilidades que permitem abordar profissionais experientes e que tenham a característica específica da vaga, acelerando o processo de contratação.

Públicações relacionadas

Marketplace de talentos de tecnologia: o que você precisa saber

Você já ouviu falar sobre o marketplace de talentos de tecnologia? Esse novo modelo de negócios tem conquistado muitas empresas Ler o artigo completo

O futuro das relações de trabalho no mercado de tecnologia

As empresas precisam se adaptar! Quem trabalha no mercado de tecnologia sabe que as relações de trabalho mudaram, tendo em Ler o artigo completo

Contratar desenvolvedores: por que está ficando mais difícil para as startups?

A tarefa de contratar desenvolvedores tem se tornado um grande desafio para grande parte das startups. Com o grande aumento Ler o artigo completo

O que são organizações exponenciais?

Historicamente a grande maioria das empresas buscam um crescimento acelerado, afinal, crescimento (na maioria dos casos), traz aumento nos lucros Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos