Veja aqui maneiras inteligentes de obter vantagem competitiva

Negócios

Você sabe como obter vantagem competitiva no seu negócio e sair na frente da concorrência? Existem diversas formas de sair na frente no mercado. Uma boa estratégia competitiva é oferecer produtos e serviços que são difíceis de ser copiados por outras empresas e, para isso, é necessário que sejam únicos, sustentáveis, aplicáveis em diversas situações, com preço acessível e de qualidade.

Não é uma tarefa simples e necessita de engajamento e planejamento. Mas não se preocupe porque, neste texto, vamos mostrar a você maneiras inteligentes de obter vantagem competitiva. Vamos lá?

Esteja bem localizado

Para se destacar das demais, é de fundamental importância que a empresa esteja localizada em local com boa visibilidade e acessível ao público-alvo. Além disso, é um grande diferencial para o negócio que a empresa se estabeleça em lugar com fácil acesso às vias de comunicação e transporte, pois isso facilita a movimentação dos funcionários e as operações de expedição de produtos e recebimento de matéria-prima, aumentando a eficiência do processo produtivo.

Powered by Rock Convert

Conquiste o público por meio de bom design e logo

Sabe aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”? Em muitos casos, isso é verídico. Assim, é muito importante planejar a identidade visual — tanto da sua marca quanto do seu produto — pensando nisso. Também não podemos esquecer que “um bom livro não pode ser julgado apenas pela capa”. O visual faz o cliente querer experimentar o seu produto ou serviço, mas são a qualidade e a boa usabilidade que o fazem voltar a comprar ou a indicar o item adquirido para outras pessoas. Isso, em conjunto com um designer marcante e atraente, é o que fará com que o seu produto seja lembrado.

Obtenha vantagem competitiva mediante preços acessíveis

Agora, que os clientes conseguem acesso à sua empresa facilmente e você tem um produto atraente e de boa qualidade, é hora de fechar com chave de ouro e disparar na frente da concorrência. Para isso, é necessário estabelecer o preço final do seu produto, de forma que o valor seja acessível para o público e esteja dentro dos limites impostos pelo mercado. Uma empresa que consegue produzir seu produto com qualidade superior e preço abaixo do de seus concorrentes terá grande vantagem competitiva. No entanto, é necessário aumentar a eficiência dos processos de maneira a reduzir os custos de produção. Outra tática interessante é usar artifícios como promoções, saldões e descontos. Tente fazer com que o cliente compre mais ou volte a comprar em outra oportunidade. Bons exemplos para isso são:

  • na venda de um item, ofereça desconto em outro;
  • disponibilize um cartão fidelidade pelo qual, após determinado número de compras, o cliente recebe algum benefício;
  • baixe o preço de produtos com pouco giro.

Invista em tecnologia

As empresas vêm utilizando cada vez mais a tecnologia, não apenas para aumentar a eficiência do processo, mas também para aumentar o grau de interação do usuário com os serviços e produtos oferecidos pelo negócio. Um bom investimento em tecnologia traz maior organização de todas as etapas produtivas do processo, desde a aquisição de matéria-prima até a entrega ao consumidor final. Isso faz com que o custo de produção seja menor, o que impacta diretamente no preço final do produto. E não para por aí. Há tecnologias focadas no relacionamento com o cliente, como softwares que possibilitam maior transparência das operações envolvidas na aquisição do produto. É possível, por exemplo, o acompanhamento de pedidos, a customização de itens e o orçamento on-line. Pronto! Agora é só você tirar as ideias do papel e colocar a mão na massa. Não se esqueça de contar com a tecnologia para auxiliá-lo em todas as etapas de desenvolvimento, lançamento e engajamento do seu projeto. Você curtiu este post sobre vantagem competitiva? Lembrou-se de outras estratégias para deixar a concorrência para trás? Então, deixe um comentário neste texto e compartilhe, com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!