Veja 5 maneiras de diminuir a rotatividade de funcionários na sua empresa

Gestão

A rotatividade de funcionários é um fator decisivo para o sucesso de uma empresa, o qual está diretamente relacionado a recursos tangíveis (matéria-prima, mão de obra qualificada, máquinas, equipamentos etc.) e intangíveis (experiência e conhecimento aplicado) orientados para a produção ou comercialização de algum bem ou serviço.

Entre esses recursos, a mão de obra apresenta um papel fundamental, uma vez que ela executa os processos produtivos. Uma certa rotatividade no quadro de colaboradores é saudável para a melhoria contínua da equipe de trabalho. Porém, uma rotatividade de funcionários elevada pode provocar efeitos colaterais negativos, além de indicar problemas mais profundos de gestão.

O intuito deste artigo é demonstrar como a alta rotatividade de funcionários prejudica as empresas e o que pode ser feito para evitar situações assim. A seguir, vamos discorrer sobre 5 maneiras para diminuir esse tipo de risco. Continue a leitura e saiba mais!

Por que é importante ficar atento à rotatividade de funcionários?

Além de prejudicial, uma alta rotatividade de funcionários em uma empresa pode revelar muito sobre a saúde interna dos recursos, dos processos e da sua eficiência como um todo.

Ela pode ser decorrente de problemas de gestão, falta de investimentos no capital fixo, escassez de ações de reconhecimento e de motivação, entre outros.

Os resultados de quadros assim se manifestam em grandes e constantes gastos relativos a desligamento de colaboradores, perda de credibilidade e falta de mão de obra qualificada.

Como diminuir a rotatividade de funcionários?

1. Invista em treinamentos

Fazer com que sua empresa tome a dianteira para a qualificação dos funcionários contribui para garantir ganho na qualidade do serviço prestado, no desempenho dos colaboradores e no nível técnico da equipe. Isso porque empresas que investem em treinamento são mais atraentes no mercado de trabalho do que aquelas que não possuem ações nesse sentido.

2. Amplie o diálogo com a equipe

Abrir ou ampliar canais de comunicação da equipe com sua gerência ou mesmo com outros setores da empresa promove uma integração maior entre todo o time. Além disso, estimula o sentimento de “fazer junto”, a troca de experiência, a adoção de boas práticas e a realização de cases internos de sucesso.

Para isso, considere investir em tecnologia, como intranet corporativa, banco de dados compartilhado e outros programas e sistemas de comunicação instantânea.

3. Ofereça benefícios e motivação

Desenvolver estratégias de motivação e benefícios pode estimular comportamentos eficientes que são essenciais e desejáveis para a produtividade do negócio como um todo.

Certifique-se de construir um plano de carreira atraente, além de aplicar formas de remuneração baseadas em desempenho e metas e na obtenção de resultados operacionais e relacionais.

4. Reconheça resultados

Elaborar ações de reconhecimento de performance e de esforço dos funcionários também contribui para um desempenho superior, uma maior proatividade e um senso de pertencimento. Invista em bonificações e premiações.

5. Harmonize o ambiente

Essa também é uma estratégia importante, pois o ambiente de trabalho influencia diretamente a produtividade dos funcionários. Ambientes insalubres e com inimizades, competição acirrada, falta de equipamentos mínimos para o desempenho da função, entre outros, são estopins para desmotivação, baixo desempenho e conflitos internos. Investir em um local de trabalho bem estruturado, equipado, amigável e favorável ao funcionário promove resultados melhores.

Em vista de tudo isso, certamente você consegue perceber que sem um alto turnover é possível trabalhar melhor e potencializar seus retornos. Lembre-se de que os esforços de fidelização não devem se restringir apenas aos seus clientes ou consumidores. Fidelizar funcionários também é uma ação primordial para que sua empresa se mantenha competitiva no longo prazo.

Agora que você assimilou mais estratégias sobre como reduzir a rotatividade de funcionários, aprenda também sobre a importância da tecnologia no crescimento empresarial. Boa leitura!